Diplomacia
16/03/2005
Diplomacia
16/03/2005

Integração Continental

Copa debate migração e tratados comerciais em Foz do Iguaçu

Em sua VI Assembléia Geral, a Confederação Parlamentar das Américas [Copa] reunirá em Foz do Iguaçu, de 7 a 11 de maio próximo, parlamentares de todos os países americanos para discutir migração e tratados comerciais no contexto da integração continental e o papel dos parlamentos diante dos problemas colocados.

A programação prevê duas mesas de debates e reuniões específicas. As mesas magnas tratarão Migração e Tratados Comerciais em separado. Sobre Migração, estão confirmadas as participações do ministro do Trabalho, Ricardo Berzoini; de Luis Varese, representante do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados; de Lélio Marmora, diretor do Instituto Nacional de Estatísticas e Sensos da Argentina [INDEC] e do deputado Katsuyuki Kawai, secretário parlamentar para Assuntos Estrangeiros do Governo Japonês.

Sobre Tratados Comerciais, já confirmaram participação o presidente do Banco Interamenricano de Desenvolvimento [BID], Enrique Iglesias; o senador Cristovam Buarque, presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado Federal; Luis Bitencourt, diretor do Projeto Brasil do Wilson Center; o senador canadense A. Raynell Andreychuk e o presidente do Congresso Nacional do Equador, deputado Guillermo Landázuri Carillo. Para a reunião da Rede de Mulheres já está confirmada a participação da senadora norte-americana Hillary Clinton.

Segundo a presidente da Copa, deputada Maninha [PT-DF], “a nossa idéia é termos condições de aprofundar o debate desse temas fundamentais para o sucesso da integração continental e, mais que isso, definirmos uma estratégia de atuação parlamentar conjunta no sentido de diminuirmos os problemas que nossos países enfrentam nessas áreas”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *