Brasília, 17 de outubro de 2018 - 12h17

Política

14 de dezembro de 2016
por: InfoRel

Brasília - A Corte Constitucional da Colômbia aprovou nesta terça-feira, 13, o mecanismo de via rápida conhecido como fast track para tramitar as leis necessárias à implementação dos acordos de paz firmados com as FARC e dar início ao período de pós-conflito. Desta forma, o Congresso colombiano poderá analisar e aprovar em menos tempo todas as normas requeridas durantes as negociações e que culminaram com os acordos.



O fast track foi aprovado por oito votos contra um e permitirá ao Legislativo aprovar leis e reformas constitucionais. Pelos acordos, as FARC ficam comprometidas com a sua desmobilização, desarme e reinserção à vida civil.  Para tanto, são imprescindíveis que normas urgentes sejam aprovadas para que haja segurança jurídica, principalmente em relação à anistia e indulto.



Este mecanismo também pretende impedir que haja qualquer deformação em relação ao que foi originalmente pactado entre o governo e as FARC. O governo teme que haja ambiguidades que coloquem em risco os acordos e ameacem o processo de paz.


Assuntos estratégicos

Comunicado Conjunto dos Chanceleres da Espanha e do Brasil

Comunicado Conjunto dos Chanceleres da Espanha e do Brasil

Os chanceleres de Espanha, Josep Borrell, e do Brasil, Aloysio Nunes, mantiveram encontro de...
Declaração do G4 sobre a reforma do Conselho de Segurança da ONU

Declaração do G4 sobre a reforma do Conselho de Segurança da ONU

Em 25 de setembro de 2018, Sua Excelência a Senhora Sushma Swaraj, Ministra das...
Comunicado Conjunto do BRICS

Comunicado Conjunto do BRICS

Os Ministros das Relações Exteriores/Relações Internacionais do BRICS...