Relações Exteriores

Cúpula do Mercosul é adiada por falta de entendime
17/01/2014
Política
18/01/2014

Costa Rica assumirá presidência da Unasul em Cuba

Costa Rica assumirá presidência da Unasul em Cuba

Brasília – A Costa Rica assumirá a presidência pro tempore da União das Nações Sul-Americanas (Unasul) na Cúpula que será realizada em Havana nos dias 28 e 29 de janeiro. Esta será a segunda edição do encontro presidencial do bloco. Na oportunidade, a Venezuela irá propor o ingresso de Porto Rico.

Com a presidência costarriquenha, o Sistema Econômico Latino-Americano e do Caribe (SELA), anunciou que irá aprofundar as relações de cooperação com a Celac em 2014. O Secretário Permanente do SELA, embaixador Roberto Guarnieri participará da Cúpula de Havana.

O encontro começa no dia 25 com uma reunião de especialistas dos países membros que se estenderá até o dia seguinte. No dia 27, será a vez dos chanceleres se reunirem. Os chefes de Estado têm encontros nos dias 28 e 29.

A chancelaria cubana informou que recebeu 420 pedidos de credenciamento de jornalistas de 24 países representando 87 veículos de comunicação. Embora o número não tenha sido divulgado, há vários casos de jornalistas que tiveram negados seus pedidos de visto, inclusive do Brasil. Críticos do regime não são bem vindos em Havana.

Cuba também convidou o Secretário-Geral do Conselho de Cooperação do Golfo, Abdul Latif bin Rashed, para participar dos debates. Integram o mecanismo Bahrein, Kuwait, Omán, Catar, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *