Brasília, 21 de julho de 2019 - 21h31
Costurado entendimento sobre o Acordo de Salvaguardas com os EUA

Costurado entendimento sobre o Acordo de Salvaguardas com os EUA

05 de julho de 2019 - 14:48:58
por: Marcelo Rech
Compartilhar notícia:

Brasília – O deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) elogiou a postura dos membros da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados, que costuraram com ele, um entendimento sobre as discussões e votação do Acordo de Salvaguardas Tecnológicas firmado em março por Brasil e Estados Unidos.

De acordo com o presidente da CREDN, serão realizadas duas audiências públicas sobre o tema, reunindo autoridades, líderes quilombolas, militares e especialistas no assunto. A ideia é que o parecer favorável ao acordo, seja apreciado em agosto, após o recesso parlamentar.

“Entendemos que era necessário um maior aprofundamento acerca das implicações do acordo. Desta forma, iremos dirimir todas as dúvidas e conhecer melhor as vantagens que serão alcançadas pelo Brasil no desenvolvimento do seu setor espacial”, afirmou o deputado.

Desta forma, o parecer que deveria ser votado na quarta-feira, 3, foi retirado da pauta para ser incluído após a realização das audiências públicas. O deputado destacou ainda a aprovação do plano de trabalho da Subcomissão Especial para Tratar do Uso Comercial do Centro de Lançamento de Alcântara, que realizará uma mesa redonda sobre o tema e visitará o sítio de lançamentos no Maranhão.

Para Eduardo Bolsonaro, “este acordo é infinitamente melhor que o anterior e colocará o Brasil no seleto grupo de países lançadores de satélite, um mercado que, em breve, chegará aos US$ 700 bilhões. Além disso, suas receitas irão beneficiar diretamente o Maranhão, um dos estados mais pobres do país segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sem contar o desenvolvimento tecnológico que trará para todo o Brasil”, observou.