Defesa

Itaipu
29/07/2009
Brasil terá novo centro de lançamento de foguetes
30/07/2009

CPLP cria Centro de Estudos Marinhos

CPLP cria Centro de Estudos Marinhos

No último dia 20, o Comandante da Marinha, Almirante Julio Soares de Moura Neto, e o Secretário da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar, Contra-Almirante Francisco Ortiz de Holanda Chaves, participaram em Praia, Cabo Verde, da reunião de ministros da Marinha e do Mar, da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

A reunião contou, também, com a presença de representantes de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

De acordo com a Marinha, entre as decisões adotadas, destacam-se:

РInstitucionaliza̤̣o da Reunịo dos Ministros do Mar da CPLP;
– Realização da primeira Reunião Ordinária dos Ministros do Mar, em Portugal, no primeiro trimestre de 2010;
– Acolhimento do documento “Estratégia da CPLP para os Oceanos”, promovendo a sua validação interna nos Estados membros, tendo em vista a sua aprovação na primeira Reunião Ordinária dos Ministros do Mar;
– Aprofundamento da reflexão sobre as iniciativas concretas contidas na “Estratégia da CPLP para os Oceanos”;
– Alguns Estados membros e o Secretariado Executivo serão encarregados da dinamização do processo de reflexão sobre iniciativas específicas, respectivamente:

• Centro de Estudos Marítimos da CPLP – Cabo Verde;
• Atlas dos Oceanos da CPLP – Brasil;
• Extensão da Plataforma Continental – Brasil e Portugal;
• Programas Associados à Extensão da Plataforma Continental, no que se refere ao conhecimento dos fundos marinhos – Angola e Brasil; e
• Projeção Internacional da CPLP, no que respeita o apoio a candidaturas dos Estados Membros ou dos seus representantes a cargos dos órgãos da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar.
РPondera̤̣o sobre a oportunidade da nomea̤̣o de um Embaixador da Boa Vontade da CPLP para os Oceanos; e
– Reforço da partilha de experiências em matéria de governo e coordenação interministerial, com vista à identificação de boas práticas e de interlocutores nacionais adequados, aos níveis político e técnico, para o tratamento das questões relacionadas com o desenvolvimento da cooperação em assuntos do mar na CPLP.

CPLP

A criação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, teve início em novembro de 1989 durante a realização do primeiro encontro dos Chefes de Estado e de Governo dos países lusófonos, em São Luis, Maranhão.

Participaram representantes de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe.

Na oportunidade, foi criado o Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), que tem por objetivo, promover o idioma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *