Defesa

Brasil envia missão para aprofundar cooperação com
08/11/2010
Brasil cobra apoio dos EUA para reforma da ONU
09/11/2010

Operação Felino

CPLP reúne ministros da Defesa em Brasília

Será aberta oficialmente nesta quarta-feira, 10, em Brasília, a 12ª Reunião de Ministros da Defesa da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

O encontro começa nesta terça-feira, 9 e vai até quinta, 11.

A reunião tem como um dos seus principais objetivos, o planejamento da Operação Felino que será realizada em Angola, em março de 2011.

Também serão analisadas a evolução do setor de defesa e questões internacionais sobre segurança dos estados integrantes da comunidade.

Paralelamente à reunião, acontece o 3º Seminário do Centro de Análise Estratégica (CAE) da CPLP, que tem a finalidade de discutir a profissionalização das Forças Armadas, a ética e a profissão militar, e a 3ª Reunião de Diretores de Política de Defesa Nacional, responsáveis pelo documento final do encontro.

O ministério da Defesa do Brasil informou que o evento é realizado anualmente com a presença de pelo menos seis Estados Membros, conforme acordado no Protocolo de Cooperação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa no Domínio da Defesa, assinado em Cabo Verde, em 15 de setembro de 2006.

As reuniões são realizadas em sistema de rodízio, em ordem alfabética, sendo que a última foi realizada em Angola, em 2009.

O Brasil está organizando o evento pela segunda vez. A primeira também foi realizada em Brasília, em maio de 2001.

Operação Felino

Os respectivos ministérios da Defesa pretendem engajar as Forças Armadas da CPLP em exercícios que reproduzam uma força conjunta e combinada capaz de intervir em qualquer território, particularmente dos países membros, em operações de manutenção da paz e ajuda humanitária.

Neste sentido, prevê a formação específica e a harmonização de conceitos e procedimentos relativos ao emprego das forças em operações desta natureza.

A operação pretende organizar e exercitar o comando operacional de uma Força Tarefa Conjunta Combinada (FTCC) da CPLP e testar os procedimentos de comando e controle de operações de paz numa situação de crise.

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa é integrada por Angola, Brasil, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Portugal e Timor-Leste.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *