Defesa

Cooperação
15/10/2005
Cooperação Espacial
15/10/2005

Mobilização Nacional

CREDN realiza seminário sobre indústria de Defesa

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados deverá realizar no próximo dia 26, o seminário sobre Mobilização e a Política Industrial de Produtos de Defesa, atendendo requerimento do então deputado Zarattini [PT-SP].

Além dos parlamentares da Comissão, deverão participar do evento, representantes das indústrias de material de Defesa, o presidente da Câmara, deputado Aldo Rebelo e do ministro da Defesa, José Alencar.

Segundo Zarattini, na última decada, os gastos governamentais com pesquisa e desenvolvimento aplicados à Defesa caíram de cerca de R$ 100 milhões por ano para pouco mais de R$ 20 milhões. “Ao mesmo tempo, a nossa indústria de defesa que na década de 80 chegou a exportar, em valores atualizados, quase U$ 1 bilhão por ano, ao final do ano de 2002, exportava apenas cerca de U$ 200 milhões. Mais ainda: das 45 empresas exportadoras que tínhamos, hoje restam somente 15”, afirmou o deputado.

Na sua opinião, é preciso reconstruir a indústria de defesa instalada no país, para que a mesma possa atender ao inadiável reaparelhamento e modernização das Forças Armadas.

O evento conta com o apoio do minist̩rio da Defesa e tem por objetivo divulgar a import̢ncia da Mobiliza̤̣o Nacional e do fortalecimento da Base Industrial de Defesa РBID, representada pelo conjunto de empresas estatais e privadas e organiza̵̤es civis e militares que participam do ciclo econ̫mico de interesse da Defesa Nacional.

Para o deputado Aroldo Cedraz [PFL-BA], presidente da CREDN, “o conhecimento da real situação da Base Industrial de Defesa serve de suporte ao governo em suas decisões nos campos da soberania, segurança e defesa, pelo alto nível de conhecimento científico e tecnológico agregado à pesquisa, desenvolvimento, produção e comercialização de seus bens e serviços”.

No seu entendimento, a indústria de Defesa é responsável por produtos de elevado valor agregado que, ao serem exportados, geram maiores benefícios para a balança comercial e oportunidades para empregar mão-de-obra qualificada.

No decorrer do Seminário, serão apresentadas pesquisas realizadas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro [UFRJ] e as estruturas de financiamento e desenvolvimento para projetos existentes no país, por intermédio das agências de fomento federais, representadas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Social [BNDES] e pela Financiadora de Estudos e Projetos [FINEP].

Programação [prevista]

26 de outubro, plenário 3 do anexo II da Câmara dos Deputados

9h – Abertura

• Deputado Aroldo Cedraz – presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional.

• Deputado Aldo Rebelo – presidente da Câmara dos Deputados.

• Vice-presidene José Alencar – ministro da Defesa.

• Paulo Skaf – presidente da Federação das Indústrias de São Paulo – FIESP.

9h30min – Política para a Indústria de Defesa

Expositor: Major Brigadeiro-do-Ar Luiz Carlos Paranhos Montenegro – Diretor do Departamento de Logística do ministério da Defesa.

10h05min – Situação da Indústria de Defesa

Expositor: Roberto Guimarães de Carvalho – Diretor-presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa – ABIMDE.

10h35min – Situação da Indústria Aeronáutica

Expositor: Engenheiro Walter Bartels – presidente da Associação da Indútria Aeroespacial do Brasil – AIAB

Moderador: Deputado Aroldo Cedraz Рpresidente da Comisṣo de Rela̵̤es Exteriores e de Defesa Nacional.

11h05min – Debates.

12h – Intervalo para almoço.

14h РCi̻ncia e Tecnologia e Inova̤̣o de Interesse da Defesa

Expositor: Contra-Almirante Eduardo Maculan Vicentini – Diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia – DEPCT do ministério da Defesa.

14h30min – Sistema de Mobilização Nacional

Expositor: General-de-Divisão Luiz Henrique Moura Barreto – Diretor do Departamento de Mobilização – DEPMOB do ministério da Defesa

15h – Possibilidades de Apoio à Pesquisa para a Indústria de Defesa

Expositor: Odilon Antonio Marcuzzo – Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP.

15h30min – Possibilidades de Financiamento para a Indústria de Defesa Brasileira

Expositor: Elvio Lima Gaspar – Banco Nacional de Desenvolvimento Social – BNDES.

16h – O papel da Universidade no processo de mobilização e na indústria de Defesa

Expositor: Professor Jano Moreira de Souza – Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.

Moderador: Deputado Aroldo Cedraz Рpresidente da Comisṣo de Rela̵̤es Exteriores e de Defesa Nacional.

16h30min – Debates.

17h30min – Encerramento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *