Comércio Exterior
24/05/2005
Energia e Extradição
25/05/2005

Programa Espacial

Cronograma prevê lançamentos dos CBERS em 2006 e 2008

O Comitê Conjunto do Programa CBERS, o Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres, confirmou o lançamento do CBERS-2B, que será integrado com peças e equipamentos sobressalentes do CBERS-2, para outubro de 2006. O CBERS-3 deverá ser lançado em 2008.

A decisão foi tomada no último dia 16, na segunda reunião do Comitê, desde a assinatura do protocolo complementar para o CBERS 3 e 4, em novembro de 2002, e contou com a participação de membros da CNSA [Administração Nacional de Espaço da China] e do Inpe.

Na oportunidade, foram aprovados os documentos relativos à Revisão Preliminar de Projeto dos CBERS-3 e CBERS-4, concluída em dezembro de 2004, e à Revisão Crítica de Projeto do CBERS-2B, concluída este mês. Os coordenadores técnicos do Programa voltam a reunir-se em Pequim, no mês de agosto.

Em relação a falha ocorrida no CBERS-2, no dia 13 de abril, o Comitê recomendou que o relatório sobre o problema seja concluído em dois meses e que um novo modo de operação do satélite seja apresentado.

Até que sejam concluídas as análises, a rotina operacional deverá ficar restrita ao imageamento do Brasil e China, pela câmera CCD. Segundo o Inpe, o que se sabe até o momento, é que a perda de uma das duas baterias do satélite foi uma falha isolada e não deve comprometer os demais equipamentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *