Brasília, 21 de outubro de 2018 - 07h19

CRUZEX III: Waldir Pires destaca êxito militar

01 de setembro de 2006
por: InfoRel
O ministro da Defesa, Waldir Pires afirmou que a Operação Cruzeiro do Sul, o maior exercà­cio multinacional realizado pela Força Aérea Brasileira (FAB), "é um êxito militar.

Além disso, enfatizou que a operação é uma excelente oportunidade para que haja “uma troca de experiências entre os povos da América do Sul. As relações polà­ticas e militares se fazem nesta hora", destacou.

Waldir Pires, o Comandante da Aeronáutica, Brigadeiro Luiz Carlos Bueno, e outras 50 autoridades civis e militares visitaram a Base Aérea de Anápolis (GO), nesta quinta-feira e acompanharam a decolagem de 40 aeronaves de caça das forças aéreas do Brasil, Chile, Uruguai, Argentina, Venezuela e França.

O Ministério da Defesa informou que o chamado "vip day" permitiu ao ministro ter uma idéia ampla do sucesso da manobra, que reúne mais de dois mil militares, 67 aeronaves brasileiras e 37 estrangeiras no que é chamado de mega-operação de guerra simulada.

O diretor da CRUZEX III, Brigadeiro William de Oliveira Barros proferiu palestra sobre a simulação da guerra a partir de uma estória fictà­cia, e como as aeronaves, por meio de uma força de coalizão, "atacam alvos inimigos" imaginários.

Ele lembrou que a CRUZEX, além do conhecimento técnico e operacional, também traz um importante ganho: o fortalecimento da amizade entre os paà­ses participantes.

Ministro comanda aeronave radar R-99A

De acordo com o Ministério da Defesa, Waldir Pires também conheceu detalhes do 2°/6° Grupo de Aviação - o Esquadrão Guardião, em todas as suas capacidades operacionais, incluindo as modernas aeronaves R-99 A (de alarme e controle em vôo) e R-99B (de sensoriamento remoto).

Ele conferiu por dentro a aeronave radar ao lado do Comandante do Esquadrão Guardião, Tenente-Coronel Alcides Teixeira Barbacovi.

"Parabenizo o Esquadrão destinado a guardar e preservar os interesses da nação e do nosso povo. É assim que, na FAB, seus oficiais e graduados ajudam a construir um Brasil livre, democrático e forte", concluiu.

Assuntos estratégicos

Comunicado Conjunto dos Chanceleres da Espanha e do Brasil

Comunicado Conjunto dos Chanceleres da Espanha e do Brasil

Os chanceleres de Espanha, Josep Borrell, e do Brasil, Aloysio Nunes, mantiveram encontro de...
Declaração do G4 sobre a reforma do Conselho de Segurança da ONU

Declaração do G4 sobre a reforma do Conselho de Segurança da ONU

Em 25 de setembro de 2018, Sua Excelência a Senhora Sushma Swaraj, Ministra das...
Comunicado Conjunto do BRICS

Comunicado Conjunto do BRICS

Os Ministros das Relações Exteriores/Relações Internacionais do BRICS...