Relações Exteriores

Sóchi, uma aposta russa e um exemplo para o Brasil
18/01/2014
ONU lança 2014 como Ano Internacional de Solidarie
21/01/2014

Cuba convida a OEA para a Cúpula da Celac

Cuba convida a OEA para a Cúpula da Celac

Brasília – Naquele que é o primeiro contato em mais de 50 anos, Cuba convidou o Secretário-Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), José Miguel Insulza para assistir à Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e do Caribe (Celac), que será realizada em Havana nos dias 28 e 29 deste mês.

Expulsa da OEA em 1962, Cuba teve seu retorno aprovado em 2009, mas o regime castrista ignorou a decisão da 39ª Assembleia-Geral que aconteceu em São Pedro Sula, em Honduras. A proposta foi do chileno Insulza.

Atualmente, a OEA considera Cuba um país-membro, mas Havana nega reintegrar-se.

Por isso, a participação cubana na Cúpula das Américas, proposta pelos Estados Unidos, também é questionada. O governo cubano tem interesse em participar do mecanismo que a cada três anos reúne os Chefes de Estado e de Governo do hemisfério, mas em sua última edição em Cartagena, na Colômbia, não houve consenso e Cuba ficou de fora.

A próxima edição acontecerá em 2015 na Cidade do Panamá e a participação de Cuba tem o apoio do próprio Secretário-Geral da OEA e do governo panamenho.

No entanto, Washington só aceita a participação de Cuba a partir do momento em que houver eleições livres no país. O Canadá também se opõe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *