Mundo

Comércio Exterior
10/06/2016
Negócios
10/06/2016

Diplomacia

Cuba e Estados Unidos inciam cooperação em contraterrorismo

Brasília – O Departamento de Estado dos Estados Unidos informou nesta quarta-feira, 9, que Washington e Havana deram início a cooperação em contraterrorismo com a primeira reunião técnica de intercâmbio de informações realizada na quarta-feira, 8.

A cooperação contará com a participação do FBI, do Departamento de Estado, Departamento de Segurança Nacional e do Escritório de Aduanas e Proteção Fronteiriça. De acordo com o governo norte-americano, “a coordenação e a cooperação sobre contraterrorismo foi um dos temas mais importantes abordados nos diálogos sobre os corpos de segurança entre Estados Unidos e Cuba”.

Os dois países, no entanto, não deram detalhes acerca das ações e operações que serão realizadas neste âmbito. O encontro é parte dos esforços bilaterais iniciados em dezembro de 2014 que pretendem normalizar as relações bilaterais.

Durante muitos anos, Cuba integrou uma lista do governo norte-americano de países que financiavam o terrorismo. Recentemente, a ilha aderiu ao Grupo de Ação Financeira Internacional (GAFI), que trata justamente do combate ao financiamento ao Terrorismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *