Brasília, 26 de junho de 2019 - 18h22

Geopolítica

22 de setembro de 2016 - 16:14:15
por: InfoRel
Compartilhar notícia:

Brasília - Os governos de Cuba e do Irã assinaram nesta terça-feira, 20, em Havana, vários acordos de cooperação bilateral como seguimento à visita do líder iraniano Hassan Rouhani à ilha. De acordo com a chancelaria cubana, o vice-presidente do Conselho de Ministros e ministro de Economia e Planejamento, Ricardo Cabrisas Ruiz, recebeu o ministro de Saúde e Educação Médica do Irã, Seyed Hasan Ghazizadeh Hashemi, que integrou a comitiva do presidente Rouhani.



Na oportunidade, os dois conversaram sobre temas ligados às relações econômicas, financeiras, comerciais e de investimentos existentes entre os dois países. Ficou acertado que Cuba e Irã assinarão acordos nas áreas de fármacos, finanças, biotecnologia, agricultura, transporte, energia e turismo.



Além disso, deram início às negociações para conformar uma agenda comum de interesses que será debatida durante a Comissão Intergovernamental Cuba – Irã, que será realizada em Havana, em janeiro de 2017.



Também em Havana, os dois países assinaram um memorando de entendimento para o setor bancário como forma de regularizar a dívida bilateral, um acordo marco de cooperação biomédica, um acordo de cooperação em bioagricultura, desenvolvimento e pesquisa veterinária, e uma carta de intenção para a produção da vacina cubana pentavalente.



Na terça-feira, 20, o presidente iraniano manteve reuniões com os irmãos Raul e Fidel Castro com quem discutiu a atual conjuntura internacional. Os dois países decidiram aprofundar e fortalecer as relações bilaterais.



Cuba e Irã mantém pontos de vista comuns em temas internacionais como o enfrentamento ao imperialismo norte-americano, o desenvolvimento de um mundo pluripolar e a defesa dos direitos humanos, assim como a soberania nacional e a autodeterminação dos povos.