Defesa

Indústria de Defesa
09/12/2016
Crimes Transnacionais
12/12/2016

Geopolítica

Cuba e Rússia firmam acordo de cooperação em Defesa

Brasília – Cuba e Rússia assinaram um novo acordo de cooperação em Defesa nesta sexta-feira, 9, em Havana, bem como outros seis tratados em matéria de tecnologia, aviação, medicina e transporte ferroviário. Os documentos foram firmados pelo vice-presidente do Conselho de Ministros de Cuba, Ricardo Cabrisas Ruiz, e o vice-primeiro-ministro russo, Dmitry Rogozín.

“O acordo será majoritariamente de caráter técnico e consultivo, no lugar de outro que inclua a entrega de equipamentos ou tropas no terreno”, explicou Rogozín. Ainda de acordo com a autoridade russa, “em questões de defesa, temos a nossa própria metodologia, os especialistas sabem como garantir o planejamento para proporcionar este tipo de assistência que ajudará a configurar o programa de planejamento da capacidade no longo prazo dirigido à modernização das Forças Armadas cubanas”.

Os demais seis acordos incluem um convênio entre a Agência Federal de Transporte Aéreo e o Instituto de Aviação Civil de Cuba, assim como um memorando de entendimento entre Inter RAO – Export LLC e a União Elétrica de Cuba que tem como objetivo, entre outras coisas, reconstruir e modernizar  as centrais elétricas do país caribenho.

“Vários países ocidentais como os Estados Unidos tentam nos pressionar impondo sanções, mas Rússia e Cuba compartilham a mesma ideia com respeito à independência e à soberania”, afirmou o vice-primeiro-ministro russo.

Cuba foi um aliado histórico da então União Soviética até a queda do comunismo em 1991. Sob a presidência de Vladimir Putin, as relações entre os dois países se fortaleceram e seguem melhorando. Em 2014, Putin perdoou 90% da dívida que Cuba tinha com Moscou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *