Relações Exteriores

República Dominicana aprova compra de Super Tucano
19/11/2008
América Latina
19/11/2008

Cuba ingressará no Grupo do Rio

Cuba ingressará no Grupo do Rio

A cidade mexicana de Zacatecas foi palco da reunião preparatória da Cúpula América Latina e do Caribe sobre Integração e Desenvolvimento (CALC), que se realizará em Salvador, nos dias 16 e 17 de dezembro, quando Cuba foi oficialmente convidada a integrar o Grupo do Rio.

Cuba foi afastada dos principais foros de discussão política e integração com sua expulsão da Organização dos Estados Americanos (OEA), no início da década de 1960.

O ingresso de Cuba ao Grupo do Rio foi defendido pelo Brasil, México e Venezuela. O presidente Raúl Castro deverá vir ao Brasil para a Cúpula em sua primeira viagem ao exterior desde que assumiu o poder na ilha.

A chancelaria cubana expressou sua “satisfação” com o convite. Agora, o Grupo de Rio conta com 23 países. O mecanismo foi criado em 1986 e deriva do Grupo de Contadora e do Grupo de Apoio, vinculados aos esforços pela paz na América Central.

“A ampliação do Grupo do Rio, para torná-lo mais representativo da região, é um passo positivo no caminho da plena incorporação (…) com o qual Cuba está disposta a cooperar”, afirma o comunicado do governo cubano.

Há vários anos o Brasil defende o ingresso de Cuba ao Grupo do Rio, mas países centro-americano que sofrem forte influência norte-americana, sempre rechaçaram as propostas.

A Cúpula de Salvador deverá focar o impacto da crise financeira internacional, a crise alimentar, a crise energética, a mudança do clima e a cooperação entre mecanismos regionais e sub-regionais de integração na América Latina e no Caribe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *