Mundo

Economia
06/09/2016
Comércio Exterior
06/09/2016

Crise

Cuba pede petróleo à Rússia por problemas com a Venezuela

Brasília – O presidente cubano, Raul Castro, pediu ao líder russo Vladimir Putin, a entrega estável de petróleo e seus derivados por conta dos problemas enfrentados pela Venezuela que não está em condições de fazê-lo. A Venezuela tornou-se o principal exportador de petróleo para a ilha, mas o agravamento da crise econômica tem impedido Caracas de cumprir com o compromisso.

De acordo com analistas do mercado, a crise econômica afeta diretamente a produção de petróleo por parte da Venezuela. Além disso, os baixos preços do produtos têm aumentado os problemas do país. Por conta disso, Cuba teve de restringir o uso de suas fontes energéticas. Petróleo e derivados que chegavam sem problemas à ilha, já não são entregues com a necessária regularidade.

Em carta dirigida a Putin, Raul Castro reconhece as dificuldades da Venezuela e pede condições favoráveis em termos de preços e financiamento para Moscou. No entanto, Cuba não precisa os volumes de que necessita nem as condições que lhe permitiria cumprir com suas obrigações se chega a firmar um contrato.

Para os russos, a capacidade de pagamento de Cuba é um risco importante, por isso, o governo pretende envolver as empresas que já têm negócios em Cuba para ajudar o país caribenho. Uma dessas empresas seria a estatal Rosneft. No primeiro semestre, a Rússia exportou para Cuba apenas 1,4 toneladas de petróleo por cerca de US$ 250 milhões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *