Brasil e Venezuela firmam cooperação científica
30/10/2008
Empresas brasileiras participam de feira em Cuba
30/10/2008

Cuba terá Petrobras, Embrapa e Apex

Cuba terá Petrobras, Embrapa e Apex

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está em El Salvador onde participa nesta quinta-feira, da XVIII Cúpula Ibero-Americana que neste ano vai discutir as políticas públicas para a juventude.

De lá, Lula segue para Havana onde se reúne com o presidente Raúl Castro e participa da assinatura de um convênio entre a Petrobras e a Cuba Petróleos (Cupet), para a prospecção do óleo na ilha. A estatal brasileira deverá investir ainda US$ 20 milhões numa fábrica de lubrificantes.

Lula também participa da inauguração do escritório da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex). Uma comitiva de empresários acompanha o presidente.

Com o presidente Raúl Castro, Lula vai discutir a crise internacional e o impacto dos furacões que atingiram o país nos meses de agosto e setembro.

De acordo com o Planalto, o Brasil quer incrementar a cooperação humanitária com Cuba e dar continuidade aos projetos bilaterais de cooperação técnica e tecnológica.

Neste sentido, o país pretende fortalecer o trabalho e a presença da Embrapa em Cuba, sobretudo na capacitação de técnicos cubanos para a produção se soja em larga escala e para a produção de sementes.

A Embrapa participa do projeto Cubasoy, que substitui uma área tradicional de cultivo de cana-de-açúcar pelo da soja.

O projeto é desenvolvido numa parceria da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e da Embrapa com os ministérios das Forças Armadas Revolucionárias e da Indústria Alimentícia de Cuba.

Pelo menos 20 variedades de soja serão testadas em dois mil hectares na província de Ciego de Ávila.
Lula vai convidar o colega Raúl Castro para a Cúpula da América Latina e Caribe sobre Integração e Desenvolvimento, que será realizada em Salvador, nos dias 16 e 17 de dezembro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *