Brasília, 20 de março de 2019 - 13h29

Diplomacia

12 de abril de 2005 - 10:06:00
por: InfoRel
Compartilhar notícia:
O governo brasileiro trabalha para realizar a Cúpula América do Sul – Paà­ses àrabes, em Brasà­lia, entre os dias 10 e 11 de maio, e que vai reunir 34 chefes de Estado e de Governo. Em agosto, será a vez de os presidentes sul-americanos transformarem a Comunidade Sul-Americana de Nações, em realidade, através de sua institucionalização.

Para 2006, é provável que seja realizada a Cúpula América do Sul – àfrica. A proposta foi apresentada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Abuja, na Nigéria, pelo presidente Olosegum Obasanjo. Ainda não há uma data prevista, mas o encontro poderá ser no Brasil no inà­cio do ano.

De acordo com o presidente brasileiro, os paà­ses sul-americanos e africanos, passaram muito tempo dependentes da Europa e dos Estados Unidos. Segundo ele, "chegou o momento de nos olharmos um pouco e de percebermos que temos muita coisa a fazer juntos que ainda não fizemos". Ele acredita que as relações entre a América do Sul e a àfrica podem ser infinitamente intensificadas.

O presidente Olosegum Obasanjo foi convidado para participar das comemorações pelo dia 7 de setembro, quando os dois presidentes deverão retomar as conversas sobre a viabilidade da cúpula.

Nesta terça-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá encontro com o Secretário-Executivo da Comunidade Econômica dos Estados da àfrica Ocidental [Ecowas], Mohamed Ibn Chambas. Depois segue para Gana, terceira etapa da viagem por cinco paà­ses africanos.

Últimas notícias