Mundo

Política
28/06/2016
Cooperação militar
28/06/2016

Integração Regional

Cúpula da Aliança do Pacífico reúne sete presidentes no Chile

Brasília – A XI Cúpula da Aliança do Pacífico (AP) que teve início nesta segunda-feira, 27, e se estenderá até o dia 1º de julho, reúne sete presidentes no Chile. O principal tema da agenda deste ano do bloco diz respeito ao fortalecimento da integração entre as pequenas e médias empresas dos países membros.

Além da anfitriã, Michele Bachelet, também participam do encontro os presidentes do Peru, Ollanta Humala; do México, Enrique Peña Nieto; e da Colômbia, Juan Manuel Santos, que representam os países fundadores da AP. O presidente eleito do Peru, Pedro Paulo Kuczynski; da Argentina, Mauricio Macri; e da Costa Rica, Luís Guillermo Solís, também assistem ao evento.

Criada no Chile em 28 de abril de 2011, a Aliança do Pacífico é uma iniciativa de integração regional que concentra uma população de 216 milhões de habitantes e soma 38% do Produto Interno Bruto da América Latina e o Caribe. A Cúpula Presidencial é o principal evento diplomático do bloco e prevê ainda reuniões de chanceleres, vice-ministros e representantes de países observadores.

Paralelamente, se realizará a III Cúpula Empresarial, que reúne o Conselho Empresarial da Aliança do Pacífico, representantes do MERCOSUL, Costa Rica e pelo menos 12 países da América do Norte, Europa e Ásia.

Ao final do encontro, o Peru irá transferir a presidência pro tempore do bloco para o Chile, país que já expressou interesse em avançar na construção de uma área de livre comércio, no marco da entrada em vigor do Acordo Comercial da Aliança do Pacífico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *