A América Latina na agenda norte-americana
04/11/2009
Brasil no Conselho de Segurança da ONU
04/11/2009

Cúpula da América Latina e do Caribe

Cúpula da América Latina e do Caribe

Nesta sexta-feira, 6, será realizada em Montego Bay, Jamaica, reunião ministerial da Cúpula da América Latina e do Caribe sobre Integração e Desenvolvimento (CALC), mecanismo proposto pelo Brasil.

A CALC pretende se converter num amplo foro de discussão e integração regional e para Cuba, é a principal alternativa à Organização dos Estados Americanos (OEA).

O presidente cubano afirmou no Brasil em 2008, que o seu país não tem interesse em retornar ao sistema interamericano do qual foi expulso em 1962 e para o qual foi readmitido este ano.

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, chefiará a delegação brasileira no encontro que é preparatório para a II Cúpula da CALC a ser realizada em fevereiro de 2010 no México.

De acordo com o Itamaraty, serão discutidas a implementação dos compromissos assumidos na primeira edição da Cúpula, celebrada em Salvador, em dezembro do ano passado.

Grupo do Rio

Na quinta-feira, 5, será realizada também na Jamaica, a XXVII Reunião de Ministros das Relações Exteriores do Grupo do Rio, no qual Cuba integrou-se em 2008.

O encontro é igualmente preparatório para a XXI Cúpula do Grupo do Rio que terá lugar no México em fevereiro do próximo ano.

O México propôs a criação de uma organização que teria como base a fusão entre o Grupo do Rio e a CALC.

Nos dois eventos, os chanceleres irão avaliar as perspectivas quanto ao restabelecimento da ordem democrática em Honduras a partir do acordo firmado entre o presidente deposto Manuel Zelaya e o interino Roberto Micheletti.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *