Cúpula do MERCOSUL será virtual pela primeira vez na História

A próxima Cúpula do MERCOSUL a realizar-se entre 29 de junho e 2 de julho, será virtual pela primeira vez em sua História. Na oportunidade, o Paraguai passará o comando do bloco ao Uruguai. A expectativa é que os presidentes possam avançar nos consensos necessários, por exemplo, para ultimar os entendimentos com a União Europeia.

No dia 18, foram concluídas as negociações correspondentes ao capítulo político e de cooperação do Acordo de Associação Birregional MERCOSUL-União Europeia. De acordo com a Secretaria-Executiva do MERCOSUL, pequenas questões estão pendentes ligadas aos pilares institucional e comercial. Estes documentos poderão ser acordados bem antes da Cúpula, dando lugar aos processos jurídicos que concluirão o processo.

Embora virtual, a Cúpula do MERCOSUL contará com a participação de convidados especiais, como o Alto Representante da União Europeia para Assuntos Exteriores, Josep Borrell, além de representantes de diferentes organismos internacionais.

O capítulo político do acordo MERCOSUL – UE, contempla a promoção da prosperidade como prioridade, assim como o compromisso das partes negociadoras com princípios e valores compartilhados, como a Democracia, o respeito ao Estado de Direito e os Direitos Humanos, a promoção do bem estar geral sem exclusões, a conservação do meio ambiente e a cooperação internacional.

Marcelo Rech – 20/02/2020

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *