Agenda

Integração Regional
08/04/2015
Indústria de Defesa
08/04/2015

Unindo as Américas

Cúpula Empresarial das Américas foca nos investimentos em infraestrutura e energia

Brasília – A segunda edição da Cúpula Empresarial das Américas que acontece no Panamá entre 8 e 10 de abril, está focada no processo de integração hemisférica com aumento dos investimentos em áreas estratégicas como infraestrutura e energia.

No dia 10, a presidente Dilma Rousseff desembarca direto para o encerramento do evento que contará ainda com os presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, e do Panamá, Juan Carlos Varela. Representantes de cerca de 700 das principais companhias do continente participarão do encontro que tem como tema “Unindo as Américas: Integração Produtiva para o Desenvolvimento Inclusivo”.

Entre os conferencistas estão o vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Paulo Fernandes Tigre, e o empresário Marcelo Odebrecht, presidente de uma das principais empreiteiras brasileiras investigadas na Operação Lava Jato da Polícia Federal e também no Panamá por supostas irregularidades e obras do metrô local.

Durante o encontro, empresários de todo o continente debaterão temas como: Segurança Alimentar e Agronegócios – progresso para a região, alimento para o mundo; Integração e Inclusão Financeira – mobilizando recursos para o desenvolvimento social e econômico; Empoderamento Econômico das Mulheres – bom para as mulheres, bom para os negócios e bom para o desenvolvimento; Inovação Social Empresarial – impulsionando o empreendedorismo para o desenvolvimento social; Inovação e Tecnologia da Informação – reinventando o futuro das Américas; Energia – abastecendo o crescimento das Américas; e Infraestrutura, Logística e Conectividade – unindo as Américas.

A segunda Cúpula Empresarial das Américas é organizada de forma conjunta pelo governo do Panamá e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e tem como principal objetivo, analisar as oportunidades para o comércio, os investimentos e as prioridades para o desenvolvimento social e econômico da região.

A primeira edição do evento foi realizada em Cartagena de Índias, Colômbia, em 2012 e contou com a participação de mais de 600 líderes empresariais e Chefes de Estado de 12 países. O encontro foi marcado pelo diálogo público-privado no continente.

Diálogo Empresarial das Américas

Já o Diálogo Empresarial das Américas é uma iniciativa liderada pelo setor privado também com o apoio do BID e é voltado à interação público-privada de alto nível entre os líderes empresariais e governamentais das Américas sobre as prioridades, oportunidades e desafios para o desenvolvimento econômico e social.

O grupo se articula por meio de uma rede de empresas com as principais associações empresariais e trabalha basicamente para produzir conteúdo e insumos para a Cúpula Empresarial. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *