Relações Exteriores

A Rússia e uma ação militar contra a Europa
16/01/2012
Cooperação
17/01/2012

Declaração Conjunta dos Ministros da Defesa do Bra

Declaração Conjunta dos Ministros da Defesa do Brasil e da Colômbia

Na cidade de Brasília, no dia 17 de janeiro de 2012, realizou-se reunião entre o Ministério da Defesa da República Federativa do Brasil e o Ministério da Defesa da República da Colômbia, com a participação do senhor Ministro da Defesa do Brasil, Celso Amorim, e do Ministro da Defesa da Colômbia, Juan Carlos Pinzón Bueno.

Durante o encontro, os Ministros mantiveram um diálogo amplo, franco e cordial, e reiteraram sua firme decisão de continuar trabalhando no fortalecimento das relações bilaterais por meio dos diversos mecanismos institucionais existentes.

Os Ministros revisaram diversos temas que integram a agenda bilateral, reforçando seu compromisso para fortalecê-la, dinamizá-la e aprofundá-la, e acordaram o seguinte:

Ampliar e aprofundar a cooperação em matéria de capacitação, treinamento, indústria e ciência e tecnologia.

Realizar exercícios operacionais entre as Forças Armadas de ambos os países. Fomentar a realização de uma reunião entre indústrias de defesa dos dois países.

Criar uma Comissão Conjunta de técnicos das Forças Armadas com o objetivo de revisar e precisar as possibilidades de cooperação em Vants (Veículos Aéreos Não- Tripulados), Blindados e Defesa Cibernética.

Delegados das Forças Militares e da Polícia Nacional da Colômbia realizarão visita ao Centro Tecnológico Aeronáutico do Brasil, com o objetivo de trocar experiências.
A Colômbia oferece ao Brasil intercâmbio de experiências e informação relativas ao seu Sistema de Vigilância composto por radares, objetivando o fortalecimento da defesa e da luta contra o Crime Transnacional Organizado.

O Brasil convida a Colômbia a realizar visita ao Centro Gestor do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM).

A Colômbia manifesta seu interesse em participar do projeto do KC-390 e informa que tomará as medidas necessárias para determinar sua viabilidade em no máximo seis meses.

Uma delegação do Ministério da Defesa do Brasil visitará Puerto Leguizamo, Colômbia, no mês de fevereiro de 2012, com o objetivo de conhecer as patrulheiras fluviais.

Tendo em conta os próximos eventos desportivos a se realizarem no Brasil (Copa do Mundo de Futebol e Jogos Olímpicos), a Colômbia manifesta seu interesse em enviar observadores a esses eventos e oferece apoio em matéria de informação e inteligência.

Realizar no mês de março de 2012 a I Reunião da Comissão Binacional de Segurança Fronteiriça (COMBIFRON) entre Colômbia e Brasil. Para tanto, o Ministério da Defesa do Brasil realizará a coordenação pertinente com as entidades brasileiras competentes nesses temas.

O Ministério da Defesa do Brasil oferece capacitação a pessoal colombiano em Operações de Paz.

O Ministro da Defesa do Brasil aceitou convite de seu homólogo colombiano para realizar visita a Cartagena, Colômbia, por ocasião da Reunião de Ministros da Defesa, Interior e Justiça da UNASUL, prevista para realizar-se nos dias 3 e 4 de maio de 2012.

O Ministro da Defesa da Colômbia propôs a criação de um Centro Integrado de Intercâmbio de Informação para combater a ameaça representada pelo Crime Transnacional Organizado. Ainda que este Centro tenha vocação regional, num primeiro momento realizar-se-ia com o Brasil. O tema será tratado na I Reunião da COMBIFRON.

Os Ministros reconheceram a importância estratégica dos temas relacionados com a proteção de recursos naturais, biodiversidade e proteção da Amazônia.

Os Ministros manifestaram seu interesse em realizar a Reunião Tripartite Fronteiriça Brasil-Colômbia-Peru. A data será definida de comum acordo entre os três países.

A Colômbia agradece o apoio do Brasil para a Reunião de Ministros da Defesa, Interior e Justiça da UNASUL.

O Ministro Juan Carlos Pinzón Bueno, em nome da delegação colombiana, expressou seus agradecimentos ao Ministro Celso Amorim pela atenção e amabilidade recebidas durante sua estadia no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *