Defesa

Força Aérea
21/03/2017
Política Regional
21/03/2017

Cooperação Militar

Defesa e Itamaraty participam da Reunião de Diálogo Político-Militar Brasil França

Brasília – Na terça-feira, 7, realizou-se na sede do Itamaraty, a VI Reunião de Diálogo Político-Militar (RDPM) Brasil e França. As RDPM, quando envolvem o MD e o MRE do Brasil e os congêneres do outro país, são também conhecidas como "Diálogos 2+2", cuja finalidade é proporcionar uma maior aproximação e integração entre os países participantes por meio de foro diplomático no nível político-militar de defesa.

Coordenada, pelo MD, pela Subchefia de Política e Estratégia da Chefia de Assuntos Estratégicos (CAE), do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA) e, pelo MRE, pela Divisão de Assuntos de Defesa do Departamento de Assuntos de Defesa e Segurança (DDEFS) da Subsecretaria-Geral de Assuntos Políticos Multilaterais, Europa e América do Norte (SGEAM), a reunião permitiu a continuidade ao tratamento de diversos temas que vem sendo debatidos entre os dois países. Entre eles, perspectivas de atualização dos “documentos estratégicos”; operações de Manutenção de Paz; e entorno estratégico do Brasil: América do Sul e Atlântico Sul.

O encontro contou com as presenças, por parte do Brasil, do subsecretário-Geral de Assuntos Políticos, Multilaterais, Europa e América do Norte, embaixador Fernando Simas Magalhães e do chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, almirante Ademir Sobrinho e; por parte da França, do diretor-geral de Assuntos Políticos e de Segurança, Ministério dos Assuntos Exteriores e do Desenvolvimento Internacional, Nicolas de Rivière e do diretor-geral das Relações Internacionais e da Estratégia, ministério da Defesa francês, Philippe Errera.

Na ocasião, além das trocas de informações sobre os diversos temas da reunião, no tema específico da cooperação, abriu-se oportunidade para um melhor intercâmbio na área da cibernética e de ensino de defesa, o que trará grandes possibilidades para o aprimoramento das políticas do Ministério da Defesa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *