Agenda

Capacitação
15/02/2006
Minustah
15/02/2006

Defesa

Defesa Nacional em Debate: ”Índia, Brasil e África do Sul”

No dia 21, das 154 às 17h30, o ministério da Defesa promove o seminário Defesa Nacional em Debate: “Índia, Brasil e África do Sul: perspectivas da cooperação em matéria de segurança” . As inscrições terminam nesta quinta-feira, 16, e podem ser feitas na página do ministério [www.defesa.gov.br].

Segundo o ministério, o evento promovido pela Secretaria de Estudos e de Cooperação, dá continuidade à série de encontros acadêmicos em que se promovem a livre reflexão e o diálogo sobre diferentes temas atinentes à defesa nacional.

O evento será realizado em parceria com o Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília [UnB], que conduz pesquisa sobre o assunto, e tem por objetivo, examinar os fatores que condicionam a cooperação em segurança no marco do Fórum Trilateral Brasil, Índia, África do Sul [IBAS/G-3] e a implementação da agenda conjunta formulada pelos respectivos ministros de Defesa.

O MD espera reunir acadêmicos, representantes dos ministérios da Defesa, de outros ministérios, do Senado Federal, da Câmara dos Deputados, pesquisadores, representantes do Corpo Diplomático e convidados especiais.

Após a sessão de abertura, será realizada a primeira mesa de discussão com o tema: “A agenda de segurança do IBAS: exame das propostas e do andamento do processo de aproximação”.

A mesa será composta por professores de diversas universidades que participam do projeto e vai avaliar as possibilidades e limites da cooperação em segurança no marco do IBAS, levando em consideração, as propostas constantes da agenda de segurança formuladas pelos respectivos ministros de Defesa.

Às 16h, será realizada a segunda mesa, intitulada “Bases para a cooperação em segurança no marco do IBAS: possibilidades e limites de sua implementação”.

Esta mesa será composta por representantes dos governos dos países do G-3 e discutirá as possibilidades de revigoramento e ampliação da agenda de segurança do IBAS, tomando em consideração as medidas já implementadas pelos governos e suas intenções no futuro próximo.

Maiores informações poderão ser obtidas através do correio eletrônico: decop.sec@defesa.gov.br, pelo fax: [61] 3312-8797 e nos telefones [61] 3312-9085, 3312-9082, 3312-8805, 3312-8806.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *