Brasília, 15 de setembro de 2019 - 10h14
Delegação do Brasil visita mina de ferro-níquel na República Dominicana

Delegação do Brasil visita mina de ferro-níquel na República Dominicana

21 de agosto de 2019 - 11:44:48
por: Marcelo Rech
Compartilhar notícia:

Brasília - O secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (SGM), do Ministério de Minas e Energia (MME), Alexandre Vidigal, em viagem à República Dominicana, no último dia 6, visitou a mina de níquel da empresa Falcondo, localizada em Bonão. Na ocasião, Vidigal também se reuniu com representantes do governo dominicano para dialogar sobre o setor mineral de ambos os países.

Na visita à mina Falcondo, a equipe brasileira, que também foi integrada pelo presidente do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM), Esteves Colnag, conheceu as operações da empresa, bem como as ações de sustentabilidade social e de preservação do meio ambiente por ela realizadas.

Segundo Alexandre Vidigal, a delegação ficou impressionada ao verificar as técnicas aplicadas pela empresa, principalmente aquelas relacionadas à recuperação da flora e dos espaços antes degradados. “A Falcondo é uma mina a céu aberto, que possui um rigoroso programa de reflorestamento e que recuperou mais de 75% da flora nas áreas onde a mineração foi realizada”, disse Vidigal ao se referir as ações de recomposição ambiental realizadas no local do empreendimento. Nos últimos cinco anos, a empresa plantou mais de quatro milhões de árvores em áreas onde houve atividade mineral.

A Falcondo tem se destacado por implementar em seus projetos de mineração, ações de sustentabilidade socioambiental, produzindo ferro-níquel (liga usada pela indústria de aço inoxidável) de qualidade, através de processos altamente eficientes, com práticas modernas de mineração, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da comunidade e a preservação do meio ambiente.

Os representantes brasileiros conheceram todo o processo produtivo, incluindo a mina a céu aberto, a usina de beneficiamento mineral, a planta metalúrgica composta por fornos de redução, elétricos e de refino de metal, bem como a usina de geração de energia.

A Falcondo é uma empresa de mineração, que desenvolve seus projetos baseada em programas de gestão e ajustamento ambiental, com foco na restauração da biodiversidade, conservação e proteção da fauna e flora, gestão de resíduos, controle de emissões atmosféricas, entre outras ações voltadas à sustentabilidade e ao meio ambiente.

Nesta viagem, importante registrar reuniões também realizadas com o Ministro de Minas e Energia da República Dominicana, Antonio Isa Conde, com o diretor do Serviço Geológico Nacional, Santiago Muñoz e com o diretor geral de Mineração, Alexander Medina, para tratar dos aspectos comuns dos dois países, referentes à mineração.