Relações Exteriores

Crise Energética
01/11/2006
O vergonhoso apagão aéreo no país do Aerolula
03/11/2006

Desnuclearização da Península Coreana

Desnuclearização da Península Coreana

O Ministério das Relações Exteriores informou nesta terça-feira que o governo brasileiro recebeu com satisfação a informação de que a Coréia do Norte estaria disposta a retomar as negociações quanto à desnuclearização da Península Coreana.

Em nota, o Itamaraty acentuou que “o governo brasileiro reafirma seu entendimento de que as questões relativas à paz e segurança internacionais devem ser resolvidas pela via do diálogo e da negociação diplomática”.

O Brasil voltou a apelar para que o governo norte-coreano participe das negociações de forma construtiva. A Coréia do Norte impõe condições econômicas para rever seu programa nuclear. Também quer derrubar as sanções contra o país.

Para a diplomacia brasileira, a Coréia do Norte deve levar em conta, de forma equilibrada, as preocupações de segurança internacionais e dos países da região. Além disso, os demais países envolvidos nas negociações precisam evitar atos e declarações que comprometam um possível acordo.

“Ao somar-se mais uma vez aos esforços da comunidade internacional em favor da não-proliferação das armas nucleares, o Brasil reitera sua visão de que passos significativos e urgentes devem ser dados no sentido da eliminação de todos os arsenais atômicos”, conclui a nota do Itamaraty.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *