Relações Exteriores

O modelo político-institucional implantado por Var
25/08/2006
VLS terá tecnologia de combustível líquido
25/08/2006

Diálogo Índia-Brasil-África do Sul (IBAS)

Diálogo Índia-Brasil-África do Sul (IBAS)

No dia 13 de setembro, será realizada em Brasília, a I Reunião de Chefes de Estado e de Governo do Fórum de Diálogo índia-Brasil-África do Sul, que contará com as presenças dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e do sul-africano Thabo Mbeki, além do Primeiro-Ministro indiano Manmohan Singh.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, esta reunião vai consolidar o mecanismo IBAS, “que congrega três grandes democracias do mundo em desenvolvimento, com visões convergentes sobre grandes temas da agenda internacional”.

O IBAS foi criado em 2003 para promover a concertação política entre Brasil, Índia e África do Sul, fortalecendo as reivindicações dos países em desenvolvimento.

Além disso, o IBAS busca incrementar a cooperação trilateral em áreas de interesse comum. Com esse objetivo, foram criados doze grupos de trabalho para as áreas de Agricultura, Ciência e Tecnologia, Comércio e Investimento, Cultura, Defesa, Educação, Energia, Saúde, Sociedade da Informação, Temas Sociais, Transportes e Turismo.

Nos dias 17 e 18 de agosto, Brasília sediou a reunião de Pontos Focais do IBAS, quando foram repassadas áreas de cooperação em que poderão ser assinados, ou anunciados acordo na I Reunião de Cúpula.

O encontro será antecedido por um seminário empresarial, organizado conjuntamente pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e por suas contrapartes indiana, a Confederação de Indústrias da Índia (CII) e sul-africana, a Unidade de Negócios da África do Sul (BUSA), no dia 12.

Também nesta data, o Instituto de Pesquisas de Relações Internacionais do Itamaraty (IPRI), vai realizar um seminário acadêmico com ênfase em ciência, tecnologia e inovação; políticas públicas e desenvolvimento social; e democracia e diversidade cultural.

Durante o encontro, será realizada uma avaliação dos avanços obtidos com o Fundo IBAS de Combate à Fome e à Pobreza. O fundo permite que os três países promovam ações de cooperação junto a países de menor desenvolvimento.

Encontram-se em andamento projetos de desenvolvimento da agricultura e da pecuária na Guiné-Bissau e de coleta de lixo no Haiti.

G-20

Antes da reunião do IBAS que discute a cooperação Sul-Sul, representantes do G-20 se reunirão nos dias 9 e 10 de setembro, no Rio de Janeiro, com o objetivo de avaliar o fracasso das negociações da Rodada Doha da Organização Mundial do Comércio (OMC). Brasil e Índia são dois dos países que lideram o grupo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *