Relações Exteriores

Cooperação Militar
15/11/2005
Relações Internacionais
15/11/2005

Universidade São Marcos

Diplomacia e Relações Internacionais

O professor José Augusto Guilhon Albuquerque, um dos acadêmicos com maior experiência no ensino e na pesquisa de Relações Internacionais, inclusive no Instituto Rio Branco, é o coordenador do curso Diplomacia e Relações Internacionais da Universidade São Marcos, oferecido na Unidade Jardins.

O bacharelado em Diplomacia e Relações Internacionais tem o diferencial de combinar a especialização profissional em Relações Internacionais com a preparação específica para o ingresso na carreira diplomática.

Além disso, o aluno também recebe informações sobre as várias áreas de atuação profissional que são mercados potenciais para os graduados em RI, tais como: Comércio e Finanças, Empreendimentos Culturais, Diplomacia e Funções Consulares, entre outras.

Amplo mercado de trabalho

O diversificado conhecimento em política, economia, história, geografia e direito do internacionalista permite ao profissional atuar em diversas áreas: do jornalismo às finanças, da pesquisa básica ao comércio, turismo, até o serviço público de alto nível.

O mercado de trabalho inclui ainda consulados e embaixadas, órgãos de comunicação, câmaras de comércio, administração pública e privada, organizações não-governamentais, órgãos federais, estaduais, municipais ou assessorias legislativas.

Na área de comércio exterior, em constante expansão, o trabalho do profissional é de planejar e intensificar as relações econômicas internacionais entre empresas ou governos de diferentes nações. No âmbito público, há a possibilidade de desenvolver programas sociais e ações humanitárias.

Para atuar como diplomata, é necessário fazer um concurso de ingresso à carreira diplomática, oferecido pelo Itamaraty e fazer um mestrado em diplomacia oferecido pelo Instituto Rio Branco, do Ministério de Relações Exteriores.

O curso é uma das opções da Universidade São Marcos para 2006, que está com inscrições abertas para o Processo Seletivo. O prazo vai até o dia 29 de novembro, para quem se inscrever pela Internet, e até o dia 30, se for presencial.

A prova acontece no dia 04 de dezembro, das 09 às 13 horas. Outras informações e inscrições no endereço eletrônico www.smarcos.br ou através do telefone 0800 11 11 70.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *