Relações Exteriores

Peru assume Conselho de Defesa Sul-Americano
17/01/2011
EMBRAER vai revisar 43 caças para a Força Aérea Br
17/01/2011

Direita é convidada a aprovar ingresso da Venezuel

Direita é convidada a aprovar ingresso da Venezuela ao Mercosul

O presidente do grupo venezuelano no Parlamento Latino-Americano (Parlatino), Rodrigo Cabezas, convidou os deputados dos partidos de direita da Venezuela a formarem parte dos esforços pelo ingresso do país no Mercosul.

De acordo com o parlamentar, o debate acerca da entrada da Venezuela como membro pleno do bloco “não deve ser contaminado por nenhuma divergência interna”.

Na sua avaliação, o projeto deve ser apoiado por todos os setores porque significa ampliar a integração regional e melhorar o desenvolvimento venezuelano.

“Não queremos contaminar o debate do ingresso no Mercosul com as picuinhas internas. Nós não condicionamos nada à oposição e não nos parece adequado que possa haver uma resposta imediata de condicionar o acordo ao reingresso da Venezuela à Comunidade Andina de Nações (CAN)”, afirmou.

Para o deputado, o retorno da Venezuela à Comunidade Andina deve se dar por meio de outro debate, sem que haja atrelamento algum ao Mercosul.

A Venezuela abandonou o bloco andino há cinco anos.

Rodrigo Cabezas alertou que o tema da CAN será discutido mais a frente quando se prevê a integração total dos mercados regionais.

“No futuro, Mercosul e CAN podem se converter na grande comunidade econômica da América Latina, particularmente da América do Sul”, destacou.

A Venezuela está pendente da ratificação pelo Paraguai do Protocolo de Adesão para integrar o Mercosul como membro pleno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *