Agenda

Exército
29/04/2005
OEA
02/05/2005

Relações Exteriores

Diretor da Abin presta esclarecimentos na Câmara

O diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência, delegado Mauro Marcelo de Lima e Silva, prestará esclarecimentos sobre o funcionamento da Abin, nesta terça-feira, na Câmara dos Deputados, sobre os acordo de cooperação e intercâmbio mantidos com os serviços de inteligência de vários países, inclusive Cuba, país que visitou recentemente.

A audiência pública foi requerida pelo deputado Fernando Gabeira [PV-RJ], inconformado com a aproximação da Abin com os agentes de inteligência do governo de Fidel Castro.

Na tarde desta terça-feira, a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional realiza debate sobre a política estratégica de Defesa Nacional, a partir das 16h, no auditório Nereu Ramos. O evento deverá reunir cerca de 250 oficiais das escolas superiores das três forças.

Na quarta-feira, a CREDN deverá votar os requerimentos do deputado Nilson Mourão [PT-AC], que pretende discutir a nacionalização de sistemas de defesas, com ênfase nas necessidades brasileiras; do deputado Antônio Carlos Mendes Thame [PSDB-SP], que pretende convocar os ministros das Relações Exteriores e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, para prestarem esclarecimentos sobre as salvaguardas para produtos brasileiros, em função das importações de produtos chineses.

Já o deputado André Costa [PT-RJ], quer que a CREDN indique um parlamentar para acompanhar missão à Colômbia com o objetivo de apoiar as negociações de paz entre o governo daquele país e as guerrilhas de esquerda os paramilitares de direita.

Antônio Carlos Pannunzio [PSDB-SP], quer que o ministro Luiz Fernando Furlan preste esclarecimentos sobre a viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva aos países africanos – Camarões, Nigéria, Gana, Guiné-Bissau e Senegal – no início de abril.

Francisco Dornelles [PP-RJ] pretende convocar o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Luiz Carlos da Silva Bueno, para prestar esclarecimentos sobre a compra de aviões para a Força Aérea Brasileira, e Zaratinni [PT-SP], quer a realização de um seminário sobre a indústria de defesa do Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *