Mundo

Comércio Exterior
22/11/2015
Contrato
22/11/2015

Transparência

Dominicano será o chefe da missão de observadores da Unasul na Venezuela

Brasília – O ex-presidente da República Dominicana, Leonel Fernández, será o chefe da missão de observadores eleitorais da União das Nações Sul-Americanas (Unasul) na Venezuela. Nesta quinta-feira, 19, ele e o Secretário-Geral da Unasul, Ernesto Samper, se reuniram em Caracas com dirigentes do partido governista PSUV e da oposição representada pela Mesa de Unidade Democrática (MUD).  Samper fez um apelo para que os resultados das eleições de 6 de dezembro sejam respeitadas.

Os venezuelanos irão as urnas para eleger 167 deputados da Assemblea Nacional controlada há 16 anos pelo regime chavista. Pesquisas mostram que a oposição poderia vencer e pôr fim à essa hegemonia.

Para tanto, conta com a baixa popularidade do presidente Nicolás Maduro. Enquanto a oposição teria entre uma vantagem de entre 14 e 35 pontos em média, o líder chavista acredita que ganhará com uma margem de 40% dos votos.

A oposição reclama da parcialidade do Conselho Nacional Eleitoral (CNE) que negou o registro de candidatura dos principais líderes de oposição. Além disso, Maduro afirmou em outubro que governará com uma Junta Militar caso seja derrotado nas urnas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *