Brasília, 15 de setembro de 2019 - 10h09
ECEME debaterá o Ciberespaço como nova dimensão do campo de batalha

ECEME debaterá o Ciberespaço como nova dimensão do campo de batalha

23 de julho de 2019 - 11:04:27
por: Marcelo Rech, especial do Rio de Janeiro
Compartilhar notícia:

A Escola de Comando e Estado Maior do Exército (ECEME), promoverá nos dias 29, 30 e 31 de julho, no Rio de Janeiro, o 21º Ciclo de Estudos Estratégicos que terá como tema central, o Ciberespaço como a nova dimensão do campo de batalha. As inscrições serão abertas no saguão da instituição, na Praia Vermelha.

O General de Exército José Luiz Dias Freitas, do Comando de Operações Terrestres (COTER), fará a Conferência de abertura do evento às 13h15. Entre 13h45 e 14h25, será realizada a Conferência 1 - Ciberespaço como novo domínio de combate a ser proferida pelo General de Divisão Guido Amin Naves, do Comando de Defesa Cibernética (ComDCiber), seguida de debates.

Ainda no dia 29, as 15h10, terá lugar a Conferência 2 - A Comunicação Estratégica e a Dimensão Informacional, sob responsabilidade do General de Divisão Richard Fernandez Nunes, chefe do Centro de Comunicação Social do Exército (CComSEx) e ex-Comandante da ECEME.

Na terça-feira, 30, o evento será retomado as 9h30 e irá até às 11h30 com a Mesa 1: Ciber no contexto da Guerra do Futuro: uma visão da academia, que terá a participação do professor Dr. Avelino Francisco Zorzo, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e do Dr. Roberto Alves Gallo Filho, representando a Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE), no auditório Duque de Caxias.

Simultaneamente, no Anfiteatro 201 da ECEME, terá lugar a Mesa 2: O Domínio da Narrativa nas Operações de Informação e os Ataques Cibernéticos, com o Brigadeiro Pedro Arthur Linhares Lima, da Universidade da Força Aérea (UNIFA) e o Tenente Coronel Alexandre Santana Moreira, do 1º Batalhão de Comunicações de Selva (1°BComSl).

No Anfiteatro 401, será realizada a Mesa 3: Defesa Cibernética e Transformação nas Forças Armadas, com as presenças do professor Dr. Luiz Rogério Franco Goldoni, da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) e do professor Dr. Marcos Aurélio Guedes de Oliveira, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

À tarde, haverá um painel a partir das 13h30 - Defesa Cibernética: Capacidades do Exército Brasileiro, com o General de Brigada Alan Denilson Lima Costa, do Centro de Defesa Cibernética (CDCiber) e o General de Brigada Carlos Alberto Dahmer, do Comando de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército (CComGEx).

No dia 31, quarta-feira, entre 9h30 e 11h30, será a vez da Mesa 4: Operações de Inteligência e de Informações no contexto da Guerra Cibernética, com o Coronel Miler Barbosa das Neves, da Escola de Inteligência Militar do Exército (EsIMEx), o professor Dr. Ricardo Borges Gama Neto, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e o Oficial de Inteligência Álisson Campos Raposo, da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), no Anfiteatro 201.

No Anfiteatro 401, será realizada a Mesa 5: Políticas Públicas de Defesa Cibernética em perspectiva comparada, com os professores Dra. Danielle Jacon Ayres Pinto, Dr. Daniel Oppermann, e o Major argentino Mariano Oscar Gomez, todos da Escola de Comando e Estado Maior do Exército (ECEME).

A Mesa 6: Defesa Cibernética e Infraestruturas críticas, contará com representares de Furnas Centrais Elétricas, Siemens Brasil e da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

No período da tarde, teremos o Painel 2: Defesa Cibernética em perspectiva comparada com o professor Joseph Devanny, do King’s College, de Londres. Após os debates e um intervalo, o evento será encerrado pelo comando da ECEME.