Defesa

Foguete com experimentos será lançado ao espaço no
07/12/2010
Equador fabricará aviões militares não tripulados
08/12/2010

Super Tucano

El Salvador nega compra de aviões de combate brasileiros

O presidente de El Salvador, Mauricio Funes, afirmou que não há nenhum processo de compra de aviões Super Tucano da EMBRAER por parte de seu governo.

De acordo com o porta-voz do governo salvadorenho, o presidente está indignado com as notícias veiculadas por meios locais de que os trâmites para a aquisição de aviões de combates estariam num estágio avançado.

Os aviões seriam utilizados nas operações de vigilância e apoio a situações de emergências naturais.

No dia 29 de novembro, Mauricio Funes visitou a EMBRAER e anunciou a compra de oito unidades do Super Tucano por US$ 110 milhões.

À época, ele afirmou que os ministérios da Fazenda e da Defesa iriam preparar uma proposta que seria submetida ao Congresso salvadorenho.

O gabinete de Funes garante que o presidente apenas assistiu a uma apresentação dos executivos brasileiros sem assumir qualquer compromisso comercial.

Mauricio Funes reconheceu que há interesse do ministro da Defesa, general David Munguia Payés, em renovar a frota da Força Aérea Salvadorenha, mas que o processo ainda será discutido internamente pelo governo.

Caso o governo decida pelo negócio, o Congresso deverá autorizar a contratação de um empréstimo internacional e o Brasil poderá ser um dos financiadores através do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *