Mundo

Comércio Exterior
25/01/2017
Integração Regional
25/01/2017

Integração Regional

El Salvador se prepara presidir a CELAC e sediar cúpula com a UE

Marcelo Rech, especial da República Dominicana

Punta Cana – El Salvador receberá nesta quarta-feira, 25, a presidência da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC) e realizar em outubro a Cúpula CELAC – União Europeia, em São Salvador. O evento ainda precisa ser acordado com os demais membros do bloco latino-americano e caribenho e com os europeus.

O ministro de Relações Exteriores de El Salvador, Hugo Martínez, elogiou a condução dominicana da CELAC e adiantou que o país seguirá o Plano de ação a ser aprovado em Punta Cana.

Apesar das divisões políticas e ideológicas, Martínez assegurou que o país irá trabalhar pelo aprofundamento da integração regional com foco nos temas de agricultura, igualdade de gênero, cultura, ciência, tecnologia e inovação, e as mudanças climáticas. “Se existe diversidade de enfoques também seguiremos buscando a unidade entre todos os integrantes da CELAC”, garantiu.

Na avaliação de Hugo Martínez, “para fortalecer-se, a CELAC precisa concentrar esforços no avanço de tudo aquilo que nos aproxima e não nas divergências”.

União Europeia

Hugo Martínez revelou que El Salvador pretende realizar nos dias 26, 27 e 28 de outubro uma Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da CELAC com a União Europeia, em São Salvador.

Ele assegurou que o país irá trabalhar para garantir a presença dos 61 Chefes de Estado e de Governo das duas regiões – 33 da CELAC e 28 da União Europeia.

Além disso, a presidência salvadorenha buscará incrementar as relações extrarregionias da CELAC com China, Rússia, Coreia, e Índia, sempre à margem das Nações Unidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *