Relações Exteriores

Defesa: Reaparelhamento e Modernização
22/02/2007
Decreto sobre Programa Nuclear do Irã
22/02/2007

Embaixador brasileiro nos EUA vai depor no Senado

Embaixador brasileiro nos EUA vai depor no Senado

Na próxima terça-feira, 27, o diplomata Roberto Pinto Pereira Mameri Abdenur, destituído do cargo de embaixador do Brasil nos Estados Unidos, deverá comparecer à Comissão de Relações Exteriores do Senado Federal para explicar as declarações que fez à revista Veja, em sua edição de 7 de fevereiro.

Abdenur criticou a condução da política externa brasileira. Disse que o Itamaraty adotou uma postura ideológica identificada com o Partido dos Trabalhadores e marcadamente anti-americana. O Ministério das Relações Exteriores informou que a substituição de Roberto Abdenur por Antônio Patriota, não teve qualquer caráter político.

O próprio ministro Celso Amorim, explicou que Abdenur cumpriu dez anos de serviço no exterior, período limite de acordo com a legislação brasileira. Roberto Abdenur disse ainda que o Itamaraty vive um sentimento generalizado de que os diplomatas são promovidos de acordo com sua afinidade política e ideológica, e não por competência.

Para o diplomata, a maio crítica à atuação do Itamaraty diz respeito ao que considera uma dimensão exagerada dada à cooperação entre os países menos desenvolvidos como eixo básico da diplomacia brasileira. Ele criticou que diplomatas antigos e jovens estão sendo forçados a fazer a leitura de livros com viés anti-americano, pelo Secretário-Geral Samuel Pinheiro Guimarães.

O requerimento de audiência com o diplomata foi apresentado pelos senadores Eduardo Azeredo (PSDB-MG) e Flexa Ribeiro (PSDB-PA). O ministro Celso Amorim também deverá comparecer ao Senado para explicar a condução da política externa e responder às críticas da oposição quanto à aproximação do governo brasileiro dos presidentes Hugo Chávez, da Venezuela, e Evo Morales, da Bolívia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *