Defesa

Banco Brics
10/06/2014
Chile
11/06/2014

Copa do Mundo

EMCFA afirma que Brasil está pronto para garantir segurança do Mundial

Brasília – O chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), general José Carlos De Nardi, assegurou nesta terça-feira, 10, que os turistas estrangeiros podem vir ao Brasil, pois encontrarão cidades seguras e preparadas para acolhê-los. De Nardi, que está à frente do planejamento de emprego das Forças Armadas na segurança da Copa 2014, afirmou que o momento é de dar continuidade ao que vem sendo preparado desde 2007, quando o país foi escolhido para sediar o Mundial.

Ele falou sobre o plano de segurança e defesa para o Mundial de futebol e explicou o modelo de governança e os eixos de atuação das Forças Armadas.

De Nardi afirmou que “nas cidades-sede, temos o CESIR (Comitê Executivo de Segurança Integrada Regional). É esse comitê que decide todas as questões nas cidades. Dependendo do problema, eles podem escalar o comitê nacional”, explicou.

Consultor da FIFA, o ex-comissário de polícia Andre Pruis tem sido referência para a equipe brasileira. Foi ele quem comandou o plano de segurança da Copa do Mundo 2010, na África do Sul. Segundo ele, o Brasil tem três vezes mais seguranças do que o empregado naquele país africano durante o Mundial.

“Vocês terão um efetivo adequado. O Brasil está implementando um plano de segurança que pode servir de modelo no futuro”, garantiu.

Para o chefe da Sesge, Andrei Rodrigues, além do plano de segurança das Forças Armadas e da segurança pública, o Brasil está recebendo nesse período cerca de 200 policiais estrangeiros que terão participação secundária. Esse efetivo representa cerca de 40 países que estão aqui para auxiliar com informações, por exemplo, de detalhes de torcedores estrangeiros.

Já o diretor da ABIN falou sobre o trabalho de intercâmbio com os setores de inteligência mundial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *