Agenda

Integração
16/03/2012
UNASUL vai investir US$ 10 milhões na integração
19/03/2012

Emirados Árabes Unidos terá Consulado em São Paulo

Emirados Árabes Unidos terá Consulado em São Paulo

Brasília – Os Emirados Árabes Unidos abrirão um Consulado em São Paulo com o objetivo de intensificar as relações políticas e comerciais com o Brasil. Atualmente, o país mantém apenas a embaixada em Brasília. A informação foi dada pelo ministro das Relações Exteriores dos Emirados, Abdallah Bin Zayed Al Nahyan que na última sexta-feira, 16, esteve em Brasília com o chanceler Antonio Patriota.

De acordo com Al Nahyan, “há um grande entusiasmo dos Emirados em relação ao crescimento econômico e ao progresso da América do Sul”. Além do Consulado, o país abrirá embaixadas em outros países da região até o final do ano.

Brasil e Emirados Árabes Unidos querem melhorar as relações que já são consideradas muito boas, principalmente no que se refere a investimentos, negócios e cooperação.

Para tanto, será formado um Conselho Empresarial Brasil-Emirados, assunto que também foi tratado com os ministros do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, e das Minas e Energia, Edison Lobão.

Nos encontros, ficou acertada a criação de uma força-tarefa que vai identificar as áreas e setores que podem aproximar ainda mais os dois países, como defesa e cooperação trilateral, com o envolvimento de países do Oriente Médio e da África.

Os Emirados também querem mais vôos diretos do Brasil para Dubai como forma de incrementar o turismo local.

Na área da energia, o país árabe está de olho no potencial da indústria brasileira de petróleo e gás.
Brasil e Emirados Árabes Unidos assinaram um memorando de entendimento sobre consultas políticas para tornar mais freqüentes as discussões sobre temas da agenda internacional, principalmente em relação à segurança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *