Brasil

Comércio
10/06/2014
Parceria
10/06/2014

Inovação

Empresa norueguesa de petróleo oferecerá bolsas pelo Ciência Sem Fronteiras

Brasília – A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) firmou acordo de cooperação com a Statoil, empresa de petróleo norueguesa e segunda maior companhia em produção no Brasil. O termo prevê o financiamento de 100 bolsas de estudo na modalidade graduação sanduíche pelo programa Ciência Sem Fronteiras.

De acordo com a Capes, os estudos serão em áreas que possam contribuir com o desenvolvimento de tecnologias para o setor de energia, em especial o de óleo e gás, tais como: engenharias e áreas tecnológicas, ciências exatas, tecnologia da informação, petróleo, gás, carvão mineral, energias renováveis, entre outros.

A parceria prevê ainda a possibilidade da realização de estágios na sede da Statoil na Noruega e em empresas parceiras.

A Statoil possui mais de 40 anos de experiência em produção de petróleo e gás na Plataforma Continental Norueguesa e, atualmente, opera em 36 países.

Está entre as maiores operadoras offshore (no mar) de petróleo e gás e é reconhecida como líder em tecnologia e gerenciamento de recursos. A companhia conta com 21 mil funcionários.

Já o programa Ciência Sem Fronteiras, lançado em dezembro de 2011, concedeu cerca de 82 mil bolsas. A meta é oferecer 101 mil bolsas até 2015.

O programa busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. Trata-se de uma iniciativa conjunta dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *