Brasília, 07 de abril de 2020 - 11h12
Empresários brasileiros conhecerão ecossistema de inovação da Finlândia

Empresários brasileiros conhecerão ecossistema de inovação da Finlândia

28 de fevereiro de 2020 - 11:24:44
por: Marcelo Rech
Compartilhar notícia:

Brasília - Considerada a terceira economia mais inovadora do mundo, de acordo com o Índice de Inovação da Bloomberg 2019, a Finlândia será palco da imersão que a Confederação Nacional da Indústria (CNI) realizará entre os dias 1º e 5 de junho. Esta será a 25ª edição do Programa de Imersões em Ecossistemas de Inovação, que busca apresentar a empresários o que há de mais avançado em tecnologia, empreendedorismo, gestão, pesquisa e desenvolvimento, no Brasil e no mundo.

De acordo com a CNI, esta edição será realizada em parceria com a Business Finland, a mais importante agência de financiamento público de pesquisas da Finlândia. Ao todo, serão cinco dias de visitas a centros de pesquisa públicos e privados, sedes de grandes empresas, aceleradoras, fundos de investimentos e universidades.

Para demonstrar como grandes indústrias têm se reinventado, por que a Finlândia é uma referência em educação, empreendedorismo e está tão bem posicionada em rankings de inovação, a programação inclui visitas a empresas como Nokia, Wärtsilä, Cargotec, Valmet, F- Secure e Nestle. Estão também previstas visitas a fundos para inovação, hubs para startups e reuniões com lideranças do Ministério de Assuntos Econômicos e Emprego e do Ministério da Educação e Cultura. Confira aqui a programação completa.

Desde a primeira edição do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA), em 2000, realizado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico ou Econômico (OCDE), a Finlândia tem se destacado pela performance educacional dos estudantes.

Para a Diretora de Inovação da CNI, Gianna Sagazio, “este desempenho na área de educação impacta diretamente o resultado do trabalho de empreendedores e profissionais da indústria, o que traz ganhos de competitividade ao país e abre espaço para um ambiente muito mais inovador, que se retroalimenta positivamente”, explicou.

Ecossistemas de inovação

Desde o lançamento, em 2016, o Programa de Imersões em Ecossistemas de Inovação da CNI contou com 21 edições, tanto no exterior (Estados Unidos, Alemanha, Suécia, Holanda, Israel, Itália, Suíça e China) quanto no Brasil. Ao todo, mais de 450 executivos participaram do programa, representando mais de 240 organizações. Antes da viagem para a Finlândia, estão programadas outras três edições do programa dentro e fora do Brasil.

O programa tem por finalidade aproximar a indústria brasileira a hubs de inovação dentro e fora do Brasil, viabilizar projetos colaborativos de pesquisa, desenvolvimento e inovação e facilitar a geração de negócios intensivos em conhecimento e tecnologia. Em 2020, além da Finlândia, o calendário inclui missões ao Japão, Índia e Estados Unidos, além de edições dentro do Brasil.