Brasília, 07 de abril de 2020 - 09h59
Empresários de Minas Gerais visitam instituições militares da Marinha

Empresários de Minas Gerais visitam instituições militares da Marinha

06 de março de 2020 - 14:57:58
por: Marcelo Rech
Compartilhar notícia:

Brasília - Uma delegação da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), composta por 28 presidentes de sindicatos empresariais de diversos setores industriais, esteve no Rio de Janeiro, nos dias 18 e 19 de fevereiro, participando de uma agenda de visitas a instituições militares. Os encontros foram uma continuidade do 1º Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa (CEED), realizado no segundo semestre de 2019, fruto de uma parceria inédita entre a Escola Superior de Guerra (ESG) e a FIEMG.

A missão também é parte da estratégia da Câmara de Defesa e Segurança (Condefesa) da FIEMG de aproximar o setor produtivo mineiro às Forças Armadas, visando o fortalecimento da indústria da defesa do Estado e o aprofundamento do relacionamento institucional, atendendo ao novo posicionamento da entidade de aproximação com as diversas vertentes da sociedade. A iniciativa contou com a presença do presidente da Fiemg, Flávio Roscoe, e do presidente do Condefesa, Renê Wakil.

No dia 18, o grupo realizou visita a Base Naval do Rio de Janeiro, localizada na Ilha de Mocanguê/Niterói, onde está situado o Comando das Forças Operativas – Comando-em-Chefe da Esquadra e os meios (navios de guerra) da esquadra da Marinha. Neste local, que tem como objetivo atender aos navios da esquadra, executando reparos e manutenção, os empresários puderam se inteirar das atividades desenvolvidas e das possibilidades de interação e complementariedade.

Também visitaram a Escola Superior de Guerra (ESG) e foram recebidos pelo almirante de Esquadra Alípio Jorge e oficiais da diretoria e do corpo docente da entidade. Roscoe agradeceu o trabalho que vem sendo realizado junto aos empresários mineiros, fruto da parceria entre as duas instituições, e registrou o reconhecimento da Federação pela relevante atribuição da ESG de formação multidisciplinar das lideranças nacionais.

Já no dia 19, os empresários visitaram o arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ). Esta organização militar destaca-se pela excelência das suas atividades técnicas e industriais, envolvendo o projeto, construção e manutenção dos meios navais, não apenas para a Armada Brasileira, mas também de embarcações de nações amigas. 

Foram apresentadas as principais demandas e processos de compra e parcerias por parte da Marinha do Brasil. O grupo empresarial visitou as instalações e oficinas do Arsenal, onde conheceram reformas de diversos meios navais, entre outras importantes atividades destinadas, prioritariamente, ao aprimoramento dos navios da Marinha.

Na parte da tarde, foi realizada uma visita ao Porta-Helicópteros Multiuso Atlântico (PHM). O PHM é a maior navio das Marinhas da América Latina e capitania da Força Naval brasileira. O grupo foi brindado durante as visitas com a presença dos comandantes de todas as unidades militares participantes.