Relações Exteriores

Comunicado Conjunto Brasil-Uruguai sobre a Reforma
30/03/2010
Terremoto
30/03/2010

Entendimento Brasil – Uruguai sobre Temas Sanitári

Entendimento Brasil – Uruguai sobre Temas Sanitários e Comerciais

Por ocasião da reunião dos Senhores Presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e José Mujica, examinaram-se as relações comerciais bilaterais entre ambos os países, em especial a necessidade de trabalhar para continuar promovendo o comércio bilateral e eliminar os obstáculos que se apresentem para o desenvolvimento do intercâmbio e assegurar o mais amplo acesso aos mercados.

O lado brasileiro informou que a partir desta data serão aprovadas as licenças de importação de todos os produtos de origem animal provenientes do Uruguai, de acordo com os procedimentos em vigor até o dia 7 de janeiro de 2010, e que os controles correspondentes voltarão a ser efetuados segundo tais procedimentos.

O Uruguai, por sua vez, anunciou – com base nas análises técnicas pertinentes – a aprovação do Certificado Sanitário Internacional e da lista de estabelecimentos exportadores indicados pelo Governo brasileiro, conforme os procedimentos vigentes no Mercosul, para a exportação de carnes de aves in natura de origem brasileira.

As licenças uruguaias serão emitidas a partir de 1º de julho de 2010. O acesso ao mercado uruguaio será definido tendo em conta especialmente a minimização dos efeitos econômicos e sociais que possa ter sobre esse sensível setor produtivo uruguaio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *