Mundo

Uruguai busca acordo de livre comércio com a China
21/08/2018
Refugiados venezuelanos: situação em Roraima tende a piorar
22/08/2018

Equador convoca 13 países para discutir onda migratória venezuelana

Brasília – O governo do Equador convocou na tarde desta terça-feira, 21, 13 países latino-americanos para uma reunião nos dias 17 e 18 de setembro, para discutir a onda migratória venezuelana. O crescimento do fluxo migratório tem pressionado especialmente os países fronteiriços como Brasil, Colômbia e o Equador.

A chancelaria equatoriana chamou os ministros das Relações Exteriores da Argentina, Brasil, Bolívia, Colômbia, Costa Rica, Chile, México, Peru, Paraguai, Panamá, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

De acordo com o governo de Lenín Moreno, o objetivo do encontro é “intercambiar opiniões, saber o que cada país está fazendo e que políticas estão sendo adotadas”.

Até o final da semana, o ministro das Relações Exteriores do Equador, José Valencia, entregará formalmente os convites aos embaixadores dos países e aos representantes da Organização Internacional de Migrações (OIM) e ACNUR, a agência da ONU para os refugiados.

“Todos os processos que estão se produzindo na região são importantes para que possamos estabelecer as políticas que são indispensáveis para afrontar da melhor forma e da maneira mais responsável, o fluxo inusual de cidadãos venezuelanos”, explicou Valencia.

Segundo ele, “o pior que pode ocorrer é que exista um caos migratório e que não se saiba o que acontece com os cidadãos estrangeiros que ingressam em nosso território”, destacou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *