Brasília, 27 de março de 2019 - 00h30

Equador desmantela acampamentos das Farc

28 de janeiro de 2010 - 12:18:02
por: InfoRel
Compartilhar notícia:

Nesta quinta-feira, funcionários dos ministérios da Defesa da América do Sul se reúnem em Manta, no Equador, para mais uma reunião do Conselho Sul-Americano de Defesa.



 



O mecanismo, criado no âmbito da União das Nações Sul-Americanas (Unasul), pretende criar uma cultura de confiança na região.



 



Um dos principais desafios do Conselho diz respeito aos grupos armados irregulares colombianos que utilizam a vizinhança como refúgio ou santuários.



 



O comando das Forças Armadas do Equador informou que em 2009, 187 acampamentos desses grupos foram desmantelados na fronteira norte do país.



 



Em março de 2008, um ataque do Exército colombiano a um desses acampamentos das Farc, matou o número dois da guerrilha, Raul Reyes.



 



A operação permitiu que computadores da organização fossem capturados e revelassem as relações das Farc com governos e entidades estrangeiras.



 



Equador e Colômbia compartem 720 quilômetros de fronteiras, a maior parte na selva amazônica onde atuam guerrilheiros, paramilitares e narcotraficantes.



 



Além dos acampamentos, os militares equatorianos destruíram dez campos de cultivo de coca e apreenderam quase nove mil munições, 54 granadas, 143 armas, quatro minas terrestres, submetralhadoras, cápsulas detonantes, pólvora, 136,7 mil litros de gasolina, 24,7 mil litros de diesel e 17 quilos de pasta base de cocaína.