Agenda

Política
19/08/2016
Política
19/08/2016

Estratégia

Equador e China ampliarão intercâmbio comercial

Brasília – Os governos do Equador e da China se reunirão em outubro com o objetivo de ampliar o intercâmbio comercial e aprofundar os mecanismos de consertação política já existentes. A informação é da chancelaria equatoriana.

Nesta terça-feira, 16, o ministro de Comércio Exterior, Juan Carlos Cassinelli, e o embaixador da China em Quito, Wang Yulin, iniciaram os entendimentos. Na oportunidade, ficou definido que a Comissão Mista Bilateral será retomada e que a prioridade será abrir o mercado chinês para os produtos equatorianos como forma de equlibrar a balança comercial.

O Equador pretende ainda incrementar a venda de camarão da região de Manabí, extremamente danificada pelo terremoto do último dia 16 de abril. Aumentar a comercialização do produto seria uma forma de recuperar a economia local. Os prejuízos com o sismo alcançam os US$ 3 bilhões.

Para a China, ampliar os investimentos em Manabí é uma prioridade na relação bilateral. Além disso, Pequim também abriu linhas de crédito para que o Equador possa investir em obras de infraestrutura. Até o final do ano, o presidente chinês Xi Jianping, deverá visitar o país como forma de fortalecer o relacionamento bilateral. Ele deve visitar ainda La Paz e Santiago, além de Lima, no Peru, onde participará da Cúpula da APEC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *