Defesa

Bolívia descarta conflito com o Paraguai
08/04/2010
Unasul busca Secretário-Geral
08/04/2010

Equador e Venezuela discutem cooperação militar

Equador e Venezuela discutem cooperação militar

Os presidentes do Equador, Rafael Correa, e da Venezuela, Hugo Chávez, se reuniram na última sexta-feira em Quito quando defenderam uma maior cooperação militar.

Correa e Chávez falaram abertamente sobre os problemas que têm com a Colômbia e não esconderam que se sentem ameaçados pelos Estados Unidos que aumentou sua presença militar na região.

Neste sentido, Chávez explicou que acordos de cooperação na área militar e científico-tecnológicos com o propósito de defender as fronteiras da Venezuela e do Equador, estão sendo considerados.

“Nós sabemos que a Colômbia não tem sido capaz de lidar com um conjunto de problemas muito graves que transbordam as fronteiras, que fizeram muito dano às relações com a Venezuela, também com o Equador”, afirmou.

O presidente da Venezuela é acusado de apoiar política e economicamente as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC).

Já as relações entre Colômbia e Equador seguem tensas desde o ataque em março de 2008, de um acampamento da guerrilha em território equatoriano.

Com o acordo firmado entre Estados Unidos e Colômbia que permite aos militares norte-americanos o uso de sete bases aéreas colombianas, as relações azedaram de vez.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *