Relações Exteriores

Portugal quer investimentos brasileiros
27/07/2011
Livro Branco
28/07/2011

Equador quer virar a página e aposta na relação co

Equador quer virar a página e aposta na relação com o Brasil

O ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, recebeu na tarde desta terça-feira, 26, 0 ministro de Setores Estratégicos do Equador, Jorge Glas. Na pauta, o relançamento da cooperação bilateral.

Em 2008, as relações bilaterais atingiram um dos níveis mais baixos da história, depois que o presidente Rafael Correa decidiu expulsar uma construtora brasileira do país.

Correa ameaçou não pagar uma dívida com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a construção da Hidrelétrica San Francisco, alegando que houve irregularidades na obra.

O então ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, chamou o embaixador brasileiro em Quito para consultas.

Jorge Glas presidia o Fundo de Solidariedade, que administra as estatais do setor elétrico do Equador e teve de lidar diretamente com a crise.

Há duas semanas, o chanceler brasileiro esteve no Equador para mostrar que o Brasil quer a retomada dos entendimentos com o Equador dentro do processo de integração regional.

O ministro equatoriano tratou de projetos estruturantes nas áreas de energia e infra-estrutura rodoviária, nos ministérios da Fazenda, Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Minas e Energia, e das Comunicações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *