Poder Plástico – O homem simbólico materialista e
23/09/2010
Chanceler quer Haiti menos dependente
23/09/2010

Equador transfere UNASUL para Guiana

Equador transfere UNASUL para Guiana

Entre os dias 13 e 20 de novembro, o governo do Equador, país que preside a União das Nações Sul-Americanas, enviará uma delegação a Georgetown, Guiana, para dar início à transferência do comando do bloco àquele país.

No dia 25 de novembro, os chanceleres do bloco se reúnem para fechar os detalhes da transferência. No dia 26, os Chefes de Estado se reúnem na capital da Guiana para formalizar a decisão.

Nesta quarta-feira, os ministros de Relações Exteriores dos dois países se reuniram em Nova Iorque e acertaram os detalhes do encontro.

O Equador também deverá enviar pessoal técnico para apoiar a Guiana quanto à organização da secretaria pro tempore.

Existe o temor que o processo de institucionalização da UNASUL seja freado uma vez que a Guiana pouco participa das reuniões.

Ricardo Patiño espera que Brasil e Colômbia ratifiquem o Tratado Constitutivo até lá.

O chanceler equatoriano acredita que após o período eleitoral no Brasil, será possível concluir os trâmites na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.

Recentemente, ele esteve em Bogotá com a ministra María Ángela Holguín que assumiu o compromisso de ratificar o Tratado antes do final do ano.

Com nove ratificações entre 12 países, a UNASUL entra em vigor formalmente e os países membros poderão, entre outras coisas, destinar recursos orçamentários para a manutenção da estrutura física do bloco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *