Defesa

Geopolítica
24/11/2015
Diálogo Estratégico
30/11/2015

Estudos de Defesa

ERABED discutirá Terrorismo e Segurança Cibernética e terá a presença do Ministro da Defesa

Brasília – O I Encontro Regional da Associação Brasileira de Estudos de Defesa (ERABED – Centro-Oeste) que se realizará nos dias 1º, 2 e 3 de dezembro, discutirá temas como o Terrorismo e Defesa Cibernética com a presença de debatedores de Israel e dos Estados Unidos, e contará com a presença do ministro da Defesa, Aldo Rebelo.

Trata-se de evento organizado pelo Centro de Estudos Estratégicos do Exército Brasileiro em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), o Centro Universitário de Brasília (UniCeub) e o Instituto InfoRel de Relações Internacionais e Defesa, e terá como tema “A Região Centro-Oeste no Contexto da Defesa Nacional”.

Na oportunidade, especialistas civis e militares participarão de debates acerca de questões como Terrorismo Global: a agenda do mundo contemporâneo; As Concepções Esratégicas das Forças Armadas e os Desafios de Defesa e Segurança no Centro-Oeste; Defesa, Segurança e Desenvolvimento na Faixa de Fronteira: propostas e desafios regionais; Forças Armadas, Segurança e Garantia da Lei e da Ordem: perspectivas regionais e interregionais; A Geopolítica dos Recursos Naturais; e Ensino e Pesquisa sobre Temas de Defesa no Centro-Oeste.

O ministro Aldo Rebelo irá proferir uma conferência sobre a realidade atual da Defesa Nacional, às 13:30h do dia 2, no auditório da FINATEC, da Universidade de Brasília.

Além dos painéis e mesas-redondas, serão oferecidos minicursos sobre: Conflitos Armados do Século 21 e Terrorismo; Segurança e Defesa Cibernética; e Indústria e Economia de Defesa.

Ao final do evento, será criado o Fórum Centro-Oeste de Defesa, mecanismo que reunirá pesquisadores, professores, alunos, militares, servidores públicos, e representantes do setor privado interessados nas áreas de conhecimento nos Estudos de Defesa. A ideia é que este Fórum seja um mecanismo permanente de discussão acerca das demandas e prioridades da Defesa Nacional, com interlocução junto ao ministério da Defesa e às Forças Armadas.

Conferencistas

Entre os conferencistas confirmados estão o professor Hussein Ali Kalout, da Universidade de Harvard; o capitão Rafael Vulej, das Forças de Defesa de Israel; o general Dênis Taveira Martins, chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Centro-Oeste; o professor Salvador Raza, do Centro Hemisférico de Estudos de Defesa, dos Estados Unidos; o general Gerson Forini, gerente do Sistema de Proteção de Fronteiras (SISFRON); o coronel André Luís Woloszyn, do Ministério Público Federal; o general Nolasco, do Estado-Maior do Exército e o coronel Alessandro Visacro, do Batalhão de Operações Especiais, responsável das ações antiterroristas no Exército Brasileiro, além de pesquisadores e representantes das universidades federais do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, da Grande Dourados, de Goiás, de Uberlândia e do Rio de Janeiro.

Serviço

As incrições podem ser feitas através da páginas do Instituto InfoRel de Relações Internacionais e Defesa (www.inforel.org) e/ou do Estado-Maior do Exército (www.eme.eb.mil.br/erabed).

No dia 1º, o evento será realizado no Quartel-General do Exército, Bloco E, auditório do Departamento-Geral do Pessoal, Setor Militar Urbano. Nos dias 2 e 3, no auditório da FINATEC, da Universidade de Brasília (UnB), na avenida L3 na Asa Norte.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: 55 61 3415-4597/4594 e/ou pelo e-mail: erabedcentrooeste@eme.eb.mil.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *