Relações Exteriores

Brasil e Holanda intensificam cooperação na área c
30/11/2011
CPLP
30/11/2011

Escócia manda maior missão empresarial ao Brasil

Escócia manda maior missão empresarial ao Brasil

Brasília – O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, recebeu nesta quarta-feira, 30, comitiva de autoridades escocesas, liderada pelo secretário de Estado do país, Michael Moore. Ele chefia a maior delegação empresarial proveniente da Escócia que já esteve no Brasil.

Atualmente, uma missão com representantes de 23 empresas de segmentos como agricultura, educação, bebidas, esportes, arquitetura, construção civil, mineração, engenharia e design, está no Brasil.

Os escoceses manifestaram interesse em parcerias comerciais em diversas áreas, com destaque para os setores de petróleo e gás e ainda de bebidas. No encontro, o secretário escocês relatou a experiência do país na extração de petróleo e gás no Mar do Norte, que tornou a Escócia um dos maiores produtores da Europa.

Com a prevista expansão da exploração de petróleo e gás relacionada à descoberta da camada do Pré-sal, empresas escocesas estão interessadas em se instalarem e em desenvolverem projetos no Brasil.

Segundo Fernando Pimentel, “podemos desenvolver parcerias prevendo a absorção da tecnologia já desenvolvida na Escócia para a exploração do Pré-sal aqui no Brasil”.

Cachaça e Uísque

As autoridades dos dois países também se comprometeram a estabelecer um diálogo bilateral para facilitar o comércio da cachaça brasileira e do uísque escocês.

Como o Brasil é o produtor exclusivo de cachaça e como o uísque escocês é um produto igualmente singular, o objetivo é avançar para melhorar o acesso dessas bebidas nos respectivos mercados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *