Brasília, 11 de agosto de 2020 - 00h39
ESG e FIESC promovem o 3º Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa

ESG e FIESC promovem o 3º Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa

01 de julho de 2020 - 16:03:25
por: Marcelo Rech
Compartilhar notícia:

Brasília – Entre os dias 2 de julho e 18 de agosto, a Escola Superior de Guerra (ESG) em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), promove o 3º Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa, evento que terá a cobertura do InfoRel.

Realizado por videoconferência, os encontros abordarão os desafios apresentados à indústria e às Forças Armadas, pela pandemia. Além disso, serão discutidas as medidas adotadas pelas diferentes agências vinculadas ao Ministério da Defesa, para manter os projetos estratégicos das Forças Armadas no radar do governo federal e do setor industrial.

O Ciclo de Estudos Estratégicos conta, ainda, com o apoio e participação das federações de indústrias de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Tocantins e Bahia.

Programa

Período: de 02 de julho a 18 de agosto de 2020

Horário: das 17:00h às 19:30h

Modalidade: por videoconferência

Cerimônia de Abertura: às 16:30h do dia 02 de julho de 2020

Cerimônia de Encerramento: dia 18 de agosto de 2020, após a palestra do Senhor Ministro da Defesa

02/07 - O Papel da Estratégia e da Inteligência Empresarial para o Desenvolvimento Regional – Professor Luiz Bitencourt, do William J Perry Center, de Washington, EUA.

09/07 - A Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) como Agência Promotora do Desenvolvimento Econômico e Social do Brasil: fomento público à Ciência, Tecnologia e Inovação no setor industrial – General Waldemar Barroso Magno, presidente da FINEP.

15 e 16/07 - As Contribuições da P&D da Área Militar: incremento da Indústria de Defesa na Região SulMarinha – Almirante José Augusto da Cunha de Menezes, Programa Classe Tamandaré; Exército – General Raul Rodrigues de Oliveira, Projetos Estratégicos do Exército e Projeto Nova Couraça (modernização da frota de blindados e desenvolvimento de um novo blindado); Força Aérea Brasileira – Brigadeiro José Augusto Crepaldi Affonso, Revitalização da Aviação de Caça.

23/07 - A Geopolítica das Pandemias/Epidemias no Século XXI: seus reflexos na pesquisa e desenvolvimento e efeitos no comportamento humano - Professor Gustavo Alberto Trompowsky Heck, da Escola Superior de Guerra (ESG); O Ministério da Defesa no Enfrentamento da Pandemia: ações desenvolvidas – General Manoel Luiz Narvaz Pafiadache, chefe da Secretaria de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto, do Ministério da Defesa.

30/07 - A Base Industrial de Defesa Segundo a Estratégia Nacional de Defesa: perspectivas para o setor produtivo - Marcos Degaut, chefe da Secretaria de Produtos de Defesa (SEPROD), do Ministério da Defesa.

04/08 - Relações Bilaterais Brasil-Estados Unidos da América e as Oportunidades para o Setor Produtivo – Embaixadora Liliana Ayalde, ex-embaixadora dos Estados Unidos em Honduras, Paraguai e Brasil.

06/08 - A Infraestrutura como Vetor para Impulsionar o Desenvolvimento Regional – Tarcísio Gomes de Freitas, Ministro da Infraestrutura.

13/08 - Ética e Modernidade – General Décio Luís Schons, chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército.

18/08 - O Papel das Forças Armadas para a Segurança e Desenvolvimento Nacional – General Fernando Azevedo, Ministro da Defesa.